segunda-feira, 6 de março de 2017

SINAIS E SINTOMAS DA DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO


                  SINAIS E SINTOMAS DA DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO

                                                                  RESUMO

Existem indivíduos que possuem a queixa de não ouvir bem mas possuindo a audição normal. Isto pode ocorrer devido a dificuldades no processamento auditivo da informação , Há muitos sinais e sintom
 
as da Desordem do Processamento Auditivo que muitas vezes se assemelham a outras desordens. O objetivo desse artigo é elucidar basicamente as questões que concernem à área.

Palavras-chave: processamento auditivo, habilidades auditivas, problemas de aprendizagem.

 

                                                                  A AUDIÇÃO

A audição é um dos cinco sentidos humanos. É a capacidade de reconhecer o som emitido pelo ambiente.

 

O órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância A habilidade de ouvir possui dois sistemas, o periférico e o central. 

 


Na avaliação da audição vários testes podem fazer parte do protocolo audiológico, dentre eles estão:

 

§  Audiometria: Exame que mede o nível de audição por intensidade e freqüência, ou seja, é o teste que quantifica a audição do indivíduo, podendo ou não acusar a presença de perda auditiva em diferentes graus e tipos.

§  Imitânciometria: É o exame que verifica as condições da orelha média, (sistema tímpano-ossicular), e da via do reflexo do estapédico.

§  Emissões Otoacústicas: Avalia a resposta das células ciliadas externas localizadas na cóclea. São sons de baixíssima intensidade que resultam do mecanismo ativo de recepção do som pela cóclea no qual as células ciliadas externas desempenham o papel principal.

§  Potenciais Auditivos Evocados: São potenciais elétricos que surgem através de um estímulo acústico (geralmente click fornecido através de fones) e que refletem a atividade do sistema auditivo. 

Estes potencias podem ser de curta, média ou longa latência dependendo do tempo que a onda leva para ser captada. Quanto mais distante o sítio gerador, maior é o tempo de latência da onda que representa o potencial. Os mais utilizados são o de curta latência (Bera ou Paete) e de longa latência (P300).

§  Avaliação do Processamento auditivo: Permite verificar o desempenho das habilidades auditivas através de avaliação comportamental.

 

                                CONHECENDO O PROCESSAMENTO AUDITIVO

 

Definição 
Segundo o relatório técnico da ASHA 2005, processamento auditivo (PA) refere-se à eficiência e eficácia que o sistema auditivo nervoso central utiliza a informação auditiva, inclui os mecanismos auditivos que seguem as seguintes habilidades:

§  localização e lateralizacão;

§  discriminação auditiva;

§  reconhecimento do padrão auditivo;

§  aspectos temporais da audição, incluindo:

§  integração temporal

§  discriminação temporal (intervalo de detecção temporal)

§  ordenação temporal

§  marcaramento temporal

§  performance auditiva com sinais competitivos (incluindo a escuta dicótica);

§  performance auditiva com sinais acústicos degradados.

 

Pode-se dizer que processamento auditivo é “aquilo que fazemos com o que ouvimos”.
Os processos neurocognitivos estão envolvidos. A memória, atenção e linguagem são integrantes no processo de análise na entrada da informação pelo canal auditivo.
A dificuldade em um ou mais níveis das habilidades auditivas é possível de ser classificada como uma dificuldade ou desordem do processamento auditivo (DPA)
A DPA pode estar ligada ou associada com as dificuldades em linguagem, aprendizado, e funções de comunicação, embora a DPA possa coexistir com outras desordens (por exemplo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade [TDAH] e dificuldades de leitura), mas não pode ser colocada como o fator resultante destas.
As causas que levam a uma DPA podem ser variadas, não podendo ser especificadas, (na maioria), podem compreender desde ordem genética até de desenvolvimento, dentre outras possíveis.

                                             Alguns sinais e os sintomas

Os sintomas de DPA podem variar e ter diferentes formas de manifestação. Confira se você ou alguém que conheça apresenta alguns desses Sinais e Sintomas:

§  Parece não ouvir bem?

§  É muito distraída ou desatenta ?

§  Demora em escutar e/ ou entender quando chamada sua atenção?

§  Fala muito “Hã?”, “O que?”, ou “Não entendi!”?

§  Possui dificuldade para lembrar o que foi dito ou parece ter problemas de memória?

§  Tem fala diferente de outras crianças da mesma idade?

§  Tem dificuldades para ler ou escrever ou outras dificuldades escolares?

§  Tem dificuldade para entender o que está sendo falado quando em ambientes ruidosos ou em grupos ?

§  Não consegue acompanhar uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo ?

§  Há cansaço ou atenção curta para sons em geral?

§  Deixa o volume da televisão muito alto?

§  Apresenta dificuldade de localizar o som?

§  Apresenta dificuldades em seguir orientações?

§  Tem dificuldade em contar um fato ou história?

§  Tem dificuldades para transmitir um recado ?

§  Possui dificuldade em seguir uma seqüência de tarefas que lhe foi falada?

§  Tem dificuldades em entender piadas ou duplo sentido?

§  Os problemas de matemática são difíceis de interpretar?

§  A informação abstrata é difícil de compreender?

Estes, assim como outros comportamentos, podem ser sinais de uma dificuldade no processamento auditivo da informação. Cabe retomar que muitos dos comportamentos notados acima podem também aparecer em outras condições tais como dificuldades de aprendizagem, Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH), níveis de depressão, dentre outros.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION – Central auditory processing: current status of research and implication clinical practice. A report from the ASHA task-force in central processing. 2005


AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION – (Central) auditory processing disorders.


Technical Report 2005


BELLIS, T.J. – Assessment and management central auditory processing disorders. San Diego, Singular Publishing Group, 1996


CHERMAK, G.D. & MUSIEK, F.E. – Central auditory processing disorders.



San Diego, Singular Publishing Group, 1997


DSM IV – Manual diagnóstico e estatística de transtornos mentais, 4 ed.


– JORGE, M.R. et al., Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.


FERRE, J.M. – Processing power: a guide to CAPD assessment and management. Texas, Communication Skill Builders, 1997


BELLIS,T.J. – Assessment and Management of Central Auditory Processing Disorders in the Educational Setting From Science to Practice.
Thomson Delmar Learning, 2003


ZORZI,J.L. – Aprendizagem e Distúrbios da Linguagem escrita – questões clínicas e educacionais.
Porto Alegre, Artmed, 2003


PINHEIRO, M.L. & MUSIEK, F.E. – Special considerations in central auditory evaluation. IN: Assessment of central auditory dysfunction: foundations and clinical correlates.


Williams & Wilkins, 195

 

8
PEREIRA, L. D. ; SCHOCHAT, E.- Processamento Auditivo Central- Manual de Avaliação. São Paulo: Lovise, 1997

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